
O Natal é um tempo especial no qual somos convidados a renovar a esperança, a alegria e o amor em nossos corações. Mais do que presentes, iluminações e celebrações, o Natal nos chama a contemplar o mistério do nascimento de Jesus Cristo, nosso Salvador.
“O Verbo se fez carne e habitou entre nós” (João 1,14)
Esta passagem do Evangelho de João nos recorda a essência do Natal: Deus veio ao mundo para estar conosco. Ele se fez um de nós, assumindo nossa humanidade para nos revelar o Seu amor infinito. Em Jesus, encontramos o rosto misericordioso do Pai, que se aproxima de cada um de seus filhos e filhas.
O nascimento de Jesus ocorreu em uma manjedoura, num ambiente simples e humilde. Este fato nos ensina que o essencial não está nas riquezas materiais, mas na riqueza do coração. Como nos diz o apóstolo Paulo: “Ele, existindo em condição divina, não fez do ser igual a Deus uma usurpção, mas esvaziou-se a si mesmo” (Filipenses 2,6-7). Neste Natal, somos chamados a imitar esta humildade, colocando-nos a serviço dos outros e acolhendo com amor aqueles que mais necessitam.
Alegria que transforma
Os anjos proclamaram aos pastores: “Eu vos anuncio uma grande alegria, que será para todo o povo: hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador” (Lucas 2,10-11). Esta é a alegria do Natal: Deus é fiel às suas promessas e nos envia o Seu Filho para nos salvar. É uma alegria que transforma nossa vida e nos impulsiona a sermos instrumentos de paz e fraternidade em nossa comunidade.
Como comunidade de fé, somos chamados a viver intensamente este tempo. Algumas formas de vivenciar o verdadeiro espírito natalino incluem:
- Participar das celebrações litúrgicas, especialmente da Santa Missa do Natal.
- Promover a solidariedade, ajudando os mais necessitados por meio de doações ou participação em ações sociais.
- Reunir-se em família para rezar e refletir sobre o nascimento de Jesus, lendo passagens bíblicas como Lucas 2,1-20.
Que este Natal seja um tempo de reencontro com o amor de Deus e com os irmãos. Que possamos deixar que Jesus renasça em nossos corações e nos transforme em sinais vivos do Seu amor no mundo. Como nos lembra o profeta Isaías: “O povo que andava nas trevas viu uma grande luz” (Isaías 9,2). Que sejamos iluminados por esta luz e a levemos para todos os que estão ao nosso redor.
Desejamos a todos um Santo e Feliz Natal!
©PASCOM – Paróquia Transfiguração – Diocese de Viana.